Menu fechado

Lyka Nishiyama Higa

Gostaria de agradecer ao Eduardo Toyama pelo constante suporte, atenção e agilidade na prestação de serviço, mesmo tanto antes e durante a minha primeira experiência de arubaito no Japão.
A viagem pela empresa foi feita em 2019, contando com 90 dias planejados para o período de Dezembro à Março, durante férias da faculdade. Todo o auxílio e orientação de informações foi feito de maneira clara e atenciosa, tanto pelas documentações e burocracia, quanto no que esperar da experiência em si de como é trabalhar e conhecer o outro lado do mundo.
Quanto ao serviço no Japão, a empresa responsável pela recepção correspondeu às expectativas já indicadas por ele, tanto no tratamento e atenção, assim como também no previsto e organizado antecipadamente, atendendo às minhas especificidades de ir para uma cidade próxima dos meus familiares que já moravam no Japão, assim como por não saber falar muito bem  o japonês.
O trabalho na fábrica a início é um tanto quanto exaustivo devido à falta do costume do próprio corpo à uma nova rotina e costumes (com regras e claro, com uma cultura diferente). No entanto, com os intervalos, manuais e superiores (tanto japoneses quanto brasileiros) sempre a disposição, acompanhando o processo de aprendizagem do serviço; adaptar-se com a rotina de trabalho é um processo bem gradual e respeitoso com seus limites. No Japão, especificamente onde trabalhei, respeita-se muito o tempo de aprendizagem do trabalhador ao serviço, ainda mais por saberem das divergências culturais, mas ainda sim, ser respeitado e respeitar a cultura do outro é essencial.
Morar no Japão durante esses três meses com certeza é uma experiência única que trouxe uma vivência sem igual e que recomendo muito. Conhecer e vivenciar a cultura de um país do outro lado do mundo, trabalhar e conhecer pessoas novas é ótimo, principalmente em um ambiente organizado e planejado, com informações já previstas, datas devidamente agendadas é o grande diferencial que me faz querer poder voltar para o Japão novamente.